

Sobre nós



Foto: Prédio Pontifícia Universidade Católica de SP - Campus Marquês de Paranaguá. Na sala estavam os pós-graduandos trabalhando na organização da primeira fase do APUA, estudantes - da frente para o fundo: Denise Ribeiro, Mario Nakashima, Denise Medina, Ricardo Menezes, em 2005).
Mudança de Sede em 2008
Em 2008, problemas políticos na PUC-SP, envolvendo interesses privados, surpreenderam um grupo de professores da universidade com a sua demissão. Dentre eles, todos os professores que trabalhavam com história da educação matemática. Com isso, a documentação que estava sendo amealhada para a constituição inicial do Centro, doada por professores e familiares, diretamente aos pesquisadores, e não à instituição, mudou de lugar de abrigo. O material pôde ser guardado em espaço maior do que aquele que ocupava originalmente. Salas foram cedidas por uma escola de educação primária e secundária, localizada na periferia do município de São Paulo, para abrigar a documentação. Nesse local, durante mais de dez anos, foram sendo reunidos mais e mais acervos pessoais de matemáticos e professores de matemática. Durante esse período, o Centro passou a ser considerado como Centro de Documentação do GHEMAT-Brasil, tendo em vista servir a essa associação nacional de pesquisadores brasileiros interessados em história da educação matemática.
Foto: Inauguração do CEMAT, em 2008 - Osasco, Ubiratan D'Ambrosio, Wagner Valente, Tânia Campos, Luiz Imenes.


Foto: Público presente na inauguração do CEMAT, em 2008 - Osasco

Foto: Inauguração do CEMAT, em 2008 - Osasco: Professores Ruy Pietropaolo, Maria Cristina, Célia Leme e David Costa.

Foto: Inauguração do CEMAT, em 2008 - Osasco. Em primeiro plano, da esquerda para direita: Professoras Renate Watanabe, Lucília Sanchez e Franca.
Expansão e Reconhecimento do Centro, como CEMAT

Foto: Prédio onde está localizado o CEMAT em Santos-SP.
Mais recentemente, com o enorme crescimento do volume de acervos e documentos, houve a possibilidade de compra, pelo GHEMAT-Brasil, de salas para abrigar de modo definitivo e próprio o Centro de Documentação. Tal espaço passou a ser considerado como Centro de Documentação da Memória Científica e Pedagógica do Ensino de Matemática - CEMAT, tendo como entidade mantenedora o GHEMAT-Brasil. Sua sede está localizada na cidade de Santos, litoral do estado de São Paulo.

Foto: Participantes da Inauguração do CEMAT em Santos, 2022.

Foto: Inauguração da Sala Ubiratan D'Ambrosio no CEMAT em 2023. Da esquerda para a direita: Lucília Sanchez, Lourdes Onuchic, Luiz Márcio Imenes, Maria Bicudo, Aparecida Duarte e Sérgio Nobre.

Foto: Participantes da inauguração da Sala Ubiratan D'Ambrosio no CEMAT em 2023.
Acervos e Preservação da Memória
A esta breve história do CEMAT devem ser citados os auxílios à preservação desse espaço de pesquisa. Eles provêm das contribuições vindas dos associados do GHEMAT-Brasil, que por meio de anuidades tornam possível a sua manutenção para estudos e investigações sobre a matemática, a história da matemática e da educação matemática, dentre outras searas científicas. Para além desse auxílio, digno de nota é o apoio de entidades de fomento à pesquisa brasileira, dado por agências como CNPq e FAPESP, que contribuem com a aquisição de caixas próprias para acomodar documentos dos acervos e papéis especiais para a preservação desses documentos dos acervos. Atualmente, devido às necessidades crescentes para a manutenção do Centro, vêm sendo feitas tratativas junto a entidades jurídicas que possam prestar também apoio e dar contribuições à preservação da memória científica e pedagógica do ensino de matemática no Brasil. Em dias atuais, para que se tenha uma ideia do volume de material sob a guarda do Centro, contabilizam-se mais de trinta arquivos pessoais de matemáticos e professores de matemática brasileiros, reunidos em milhares de pastas com tais documentos. Esses acervos cobrem o período de 1890 a 2020.
Contribuições dos Associados
A preservação do CEMAT é viabilizada principalmente pelas contribuições dos associados do GHEMAT-Brasil. Por meio das anuidades, os associados possibilitam a manutenção do espaço, que serve para estudos e investigações sobre matemática, história da matemática e educação matemática, entre outras áreas científicas.
Início do Centro de Documentação (2000)
Desde o ano 2000, sob o incentivo do Prof. Ubiratan D’Ambrosio, foi criado um espaço para reunir documentos pessoais de antigos professores de matemática. Tem-se, a partir daí, o embrião do Centro de Documentação da Memória Científica e Pedagógica do Ensino de Matemática - CEMAT. Assim, começaram a ser reunidos documentos pessoais de professores de matemática que marcaram época na educação brasileira.
Sede Inicial na PUC-SP
O Centro teve sede inicial na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). De modo precário e limitado, tão somente ocupava pequeno espaço reunindo documentos que mais serviam individualmente a pesquisas do GHEMAT-SP (www.ghemat.com.br). Era considerado um espaço desse grupo local de pesquisa.
Histórico
Descrição e Objetivos
Instituição Singular de Preservação da Memória Científica e Pedagógica do Ensino de Matemática
Trata-se de uma instituição de caráter singular, dedicada a abrigar documentação de matemáticos e matemáticas, além de professores e professoras de Matemática brasileiros.
Acervos e Representatividade
O CEMAT possui mais de trinta arquivos pessoais, incluindo documentos de personagens reconhecidos em nível nacional e internacional, bem como de docentes de matemática que representam diferentes épocas da matemática e do seu ensino no Brasil. Esses acervos refletem a diversidade e a evolução do ensino de matemática no país.
Uso e Impacto Acadêmico
Pesquisadores e interessados na Matemática e em seu ensino frequentam o CEMAT para subsidiar estudos em diferentes níveis. Desde trabalhos de conclusão de curso de graduação até pós-doutoramentos têm sido desenvolvidos com base nos documentos do Centro. Recentemente, um público ainda mais amplo tem acessado os acervos do CEMAT, incluindo usuários interessados em estudos culturais, filosofia, didática e outros temas.
Manutenção e Acesso
O CEMAT é mantido pelo Grupo Associado de Estudos e Pesquisas sobre História da Educação Matemática - GHEMAT-Brasil, uma entidade jurídica sem fins lucrativos. Por meio de anuidades, o Grupo se responsabiliza pela guarda, preservação e divulgação da documentação para todos os interessados. Esse esforço garante que o rico acervo do CEMAT continue disponível para estudos e pesquisas futuras.
Objetivos
Geral - Preservar a memória científica e pedagógica do ensino de Matemática
Específicos
-
Receber acervos pessoais de professores de matemática e de matemáticos
-
Organizar a documentação de acervos doados de modo a que ela possa estar disponível para a consulta e realização de pesquisas
-
Realizar trabalhos técnicos com a documentação doada de acervos pessoais que inclui: higienização, catalogação, organização de documentos em ambiente que garanta sua integridade com o uso de papéis especiais
-
Construir inventários sumários da documentação pessoal de matemáticos(as) e professores(as) de matemática de modo a que seja possível ter-se guias de pesquisa
-
Realizar atividades que possam garantir a manutenção do CEMAT como cursos, seminários, vendas de artigos ligados ao Centro etc.
Esse espaço também é seu
Venha conhecer o CEMAT! Explore a documentação que revela a história e a evolução do ensino de matemática no Brasil, contribuindo para a preservação da memória científica e pedagógica. Entre em contato conosco e agende uma visita.
Vídeo:
Nossa história


Vídeo:
O CEMAT e as possibilidades de pesquisa
Empresas Parceiras
Mantenedor
O CEMAT é mantido pelo Grupo Associado de Estudos e Pesquisas em História da Educação Matemática - GHEMAT-Brasil. Entidade jurídica, sem fins lucrativos, que reúne grupos de pesquisadores de, praticamente, todos os estados brasileiros. Fundado no ano 2000, o GHEMAT institucionalizou-se em 2018 e, desde então, vem promovendo em nível nacional e mesmo internacional, atividades ligadas à formação de professores e de pesquisadores.
Maiores informações sobre o grupo poderão ser obtidas consultando-se:
www.ghemat-brasil.com.br
Pesquisadores
Livros
Documentos institucionais

Endereço
Endereço e agendamentos
Funcionamento
Seg - Qui
8:00 am – 8:00 pm
Sábado
9:00 am – 7:00 pm
Localização
Rua Carvalho Mendonça. 93 - cj 32
Vila Belmiro - Santos/SP
CEP 11079-100